Aprender sobre responsabilidades, direitos e deveres, limites e liberdade, e, ainda, discutir ecologia e meio ambiente. Com esse objetivo, alunos das 4ª séries da Escola Municipal Jardim Amazônia, de Sorriso, tiveram esta semana, uma aula de campo em meio à natureza. A aula foi uma iniciativa do Departamento de Biologia e Geografia.
Durante todo o tempo em que estiveram na localidade de Três Tubos, espaço dentro do próprio bairro Jardim Amazônia, onde, entre tantas diversidades da fauna e da flora há a nascente de um rio, os estudantes puderam conceituar espécies, discutir sobre poluição, biodiversidade, habitat, cadeia alimentar, decomposição, erosão, degradação entre outros assuntos.“A educação ambiental deve ser entendida como educação política, pois ela reivindica e prepara os cidadãos para exigir justiça social, cidadania nacional, autogestão e ética nas relações sociais e com a natureza”, explica a secretária municipal de educação, Marisa dos Santos Netto.
A escolha do local, segundo Marisa, foi justamente para chamar a atenção dos alunos e conseqüentemente dos pais e moradores do bairro para a preservação do Três Tubos. “Aquele ambiente necessita de cuidados e de nossa atenção, pois, é um local com muito verde, nascentes e uma diversidade animal maravilhosa, por isso precisa ser preservado”, afirma. O objetivo principal da aula de campo foi levar os alunos a perceber suas responsabilidades e verificar a necessidade de uma ação imediata para a solução dos problemas ambientais daquela localidade.