A cidade de Salvador, na Bahia, foi palco da etapa nacional da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), realizada na semana passada. Nessa competição, que busca estimular os jovens a seguirem carreiras científico-tecnológicas, a equipe de Nova Mutum, Eletro Elite, representou o estado de Mato Grosso na categoria Nível 1, destinada a estudantes até o 8º ano do ensino fundamental, e surpreendeu ao conquistar a 18ª posição geral entre as 38 equipes participantes.
A equipe de Nova Mutum também foi agraciada com o prêmio extra na categoria robustez. Esse prêmio reconhece a capacidade do robô de lidar com situações adversas e imprevistos durante as provas. A Eletro Elite mostrou-se eficiente na construção do robô para superar obstáculos na arena da competição.
A robótica educacional foi implatanda em fevereiro deste ano no município. Com um investimento de R$ 710 mil, a prefeitura adquiriu 60 kits da Positivo Tecnologia, sendo utilizados os kits da Lego Education, Spike Prime para anos finais e BrincQ Motin Essential para os anos iniciais.