O ensino fundamental será ampliado de 8 para 9 anos em Sorriso, a partir do ano que vem, de acordo com a secretaria Municipal de Educação.O assunto foi debatido nessa semana com professores do pré III à 2ª série das escolas municipais, representantes de escolas estaduais e particulares, e membros do Conselho Municipal de Educação, entre outros.
“Estamos realizando muitos estudos, para que possamos ter clareza do que vem a ser essa mudança, e possamos esclarecer toda a comunidade escolar, bem como desenvolver um trabalho que corresponda à faixa etária dessas crianças”, disse a secretária de Educação, Marisa dos Santos Netto.
O ensino fundamental, etapa da educação básica, passará a ter duração mínima de nove anos, iniciando-se a partir dos seis anos de idade. De acordo com a lei n° 11274/2006, do MEC, todos os municípios tem até 2010 para a implantação e adequações da normativa. O objetivo, ao aumentar o número de anos de ensino obrigatório, é assegurar que todas as crianças tenham mais tempo de convívio escolar e, com isso, uma aprendizagem mais ampla.
“Sabemos que a aprendizagem não depende do aumento do tempo de permanência na escola, mas sim, do emprego mais eficaz do tempo. No entanto, a associação de ambos deve contribuir significativamente para que os alunos aprendam mais”, avalia a secretária.