Pouco mais de 116,1 mil candidatos se inscreveram para as provas do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), que serão aplicadas nos dias 6 e 7 de novembro, no Estado. Em todo o país, a quantidade de inscritos ultrapassa 4,6 milhões. Destes, 392,9 mil estão concentrados na região Centro-Oeste.
Do total de inscritos em Mato Grosso, pouco mais de 13,8 mil estão em busca da certificação do ensino médio, que ficará sob responsabilidade das secretarias estaduais e municipais de Educação e, excepcionalmente, dos institutos federais de Educação, Ciência e Tecnologia, a emissão do certificado com base nas notas contabilizadas pelo candidato. No país, são 528,6 mil que buscam a certificação. O Estado com maior número de pessoas é São Paulo, com 83.058 inscritos com esse objetivo.
Os números do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) apontam crescimento de participantes a cada edição do exame. Em 1998, por exemplo, no país foram 157 mil inscritos. Em 2005, já haviam 2,9 milhões de participantes. Ano passado, o contabilizado foi 4,1 milhões.
Conforme o Inep, os números ainda poderão sofrer alterações, pois não incluem inscritos pagantes cujo comprovante de pagamento ainda não chegou ao Inep.