PUBLICIDADE

Enem será realizado em 23 municípios de Mato Grosso

PUBLICIDADE

Dos 3,731 milhões de estudantes que prestarão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no país este ano, 69.439 são mato-grossenses. As provas, que ocorrerão no próximo dia 27 de agosto (domingo), em 23 municípios do Estado, são destinadas a concluintes ou egressos do Ensino Médio.

O exame iniciará exatamente às 12 horas – horário local – com cinco horas de duração, ou seja, com término às 17h. Os portões de acesso aos locais de prova serão abertos às 11h e fechados impreterivelmente às 11h55, não sendo permitida a entrada do inscrito que se apresentar após esse horário.

Os alunos devem se apresentar no local de prova com um documento de identificação que tenha foto, o cartão de inscrição e o questionário sócio-econômico em mãos. Para o preenchimento das questões, deverão levar lápis, borracha e caneta de cor preta ou azul.

De acordo com o interlocutor do Enem em Mato Grosso e assessor técnico da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), João Marcio de Oliveira, se o estudante souber o local de prova poderá apresentar apenas o documento de identificação com foto. Entretanto, destaca ele, a apresentação do questionário sócio-econômico fica condicionada ao bom desempenho do inscrito.

“Com isso, o aluno tem o acesso mais rápido às informações. Os que não receberam esse questionário o terão à disposição no local de prova”. Outra orientação é a de que os inscritos se alimentem bem antes de irem fazer a prova e levem consigo uma garrafa de água.

A prova do Enem será aplicada com 63 questões objetivas de múltipla escolha e uma proposta para redação. As questões cobram todos os temas da matriz curricular do Ensino Médio. João Marcio explica que as questões visam avaliar as competências e habilidades dos estudantes. “O diferencial do Enem é que ele contextualiza um problema e pede que os participantes apresentem soluções. Isso instiga os alunos a apontarem proposições”, observa o interlocutor.

Grande procura

Em relação à prova do Enem 2005, o número de inscritos no Enem 2006 em Mato Grosso teve um acréscimo de 62,1%, ultrapassando o percentual médio de todo o país, que foi de apenas 24%. Em 2005, 42.817 pessoas realizaram o Exame no Estado. A grande procura, avalia João Márcio, se deve ao uso do resultado obtido pelo aluno como requisito para conseguir vagas em universidades.

O rendimento do aluno no Enem serve de requisito para o Prouni – Programa do Governpo Federal que distribui bolsas de estudos em instituições privadas de ensino superior.

Também este ano a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) pediu que os candidatos informassem o número de inscrição no Enem, caso optassem pela inclusão dos resultados do Exame no Processo Seletivo de 2007.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE