Reeducandos de oito unidades prisionais e adolescentes de quatro centros socioeducativos participam hoje e amanhã do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2011), destinado às pessoas privadas de liberdade. Dados da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) somam 362 inscritos nos presídios e 15 nas unidades socioeducativas.
Das 25 unidades da Federação onde o exame é aplicado este ano, Mato Grosso ocupa a 9ª colocação com maior número de reeducandos e adolescentes inscritos no Enem 2011. O exame será realizado em 715 unidades prisionais e socioeducativas no país. Os dados foram apresentados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), responsável pela coordenação do exame e aplicação da prova.
Entre os presídios que realizam o Enem no Estado estão cinco penitenciárias e três cadeias públicas. São elas: Penitenciária Central do Estado (PCE), Penitenciária Feminina Ana Maria do Couto May, na Capital, Centro de Ressocialização de Cuiabá (CRC), Penitenciária Major Zuzi Alver, em Água Boa e, Penitenciária Major Eldo Sá Correa, em Rondonópolis. Já nas cadeias a aplicação da prova ocorre em Cáceres, Rondonópolis e Várzea Grande.
No sistema socioeducativo o Enem 2011 ocorre em quatro unidades e contempla adolescentes em cumprimento de medida, nos municípios de Cuiabá, Rondonópolis, Cáceres e Barra do Garças. De acordo com o Inep, a aplicação da prova nos presídios e no socioeducativo ocorre na própria unidade no período das 12 h às 16h30 nesta segunda-feira (28.11), e das 12h às 17h30 na terça-feira (29.11).