A secretaria estadual de Educação de Mato Grosso encerra, hoje, o período de rematrícula de estudantes da Rede Estadual de Ensino, referente ao ano letivo 2025. A secretaria prorrogou duas vezes o período de rematrícula para atender aos pais que, por algum motivo, não conseguiram realizar a rematrícula dos filhos.
Além da rematrícula online pelo aplicativo MT Cidadão e o Portal MT GOV, a Seduc também disponibiliza terminais de computadores nas escolas para que pais ou responsáveis façam o procedimento de forma presencial.
Segundo o secretário Alan Porto, o período de rematrícula escolar é um dos mais importantes para a gestão de uma instituição de ensino. “Afinal, a quantidade de alunos, de turmas e de investimentos disponíveis e necessários para o próximo ano escolar é definida nesse momento”, explicou.
Alan destaca que a matrícula online proporciona uma visão mais clara na organização das turmas para o próximo ano letivo, por parte das 13 Diretorias Regionais de Educação (DREs), e que a rematrícula é um procedimento obrigatório e vital para garantir que todos os alunos tenham acesso a vagas nas escolas desejadas.
O secretário também acrescentou que a rematrícula também contribui para a retenção dos atuais alunos e ajuda a evitar a evasão escolar. “Além disso, pelo sistema online, os pais podem acompanhar o processo de rematrícula e receber notificações sobre prazos importantes do calendário escolar. Após fazerem a rematrícula, eles devem ficar atentos para as próximas datas do calendário escolar.”
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.