O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) aplicado domingo (25), registrou abstenção de 20,1% dos alunos. Em todo país, participaram 469.478 de estudantes concluintes de cursos superiores de graduação ou tecnológicos. Ao todo, 118.056 alunos faltaram à prova.
Neste ano, foram avaliados concluintes dos cursos de administração, ciências contábeis, ciências econômicas, comunicação social, design, direito, psicologia, relações internacionais, secretariado executivo e turismo. Os cursos superiores de tecnologia das áreas de gestão comercial, gestão de recursos humanos, gestão financeira, logística, marketing e processos gerenciais também passam pela avaliação. As áreas analisadas mudam a cada ano.
O curso com maior índice de abstenção foi o de tecnologia em marketing, com 31%. Psicologia teve o menor número de faltosos: 11,2%. Em seguida, vieram os cursos de direito e secretariado executivo, ambos com 15,4% de alunos ausentes.
De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia responsável pela aplicação do exame, as provas foram realizadas com tranquilidade em todo o Brasil.
Campo Grande registrou a única ocorrência: faltou luz na Universidade Anhanguera (Uniderp) na hora da prova. Dos estudantes inscritos no local, 1.779 fizeram a prova e 126 assinaram a lista de presença, sendo liberados do exame. Segundo o Inep, nesse caso, a assinatura da lista de presença garante aos alunos o recebimento do diploma. O Enade é um componente curricular da graduação, por isso, quem não faz a prova fica com uma pendência e não consegue colar grau.
Uma comissão do Ministério da Educação (MEC) vai analisar todos os casos de estudantes que faltaram ao exame e que, por isso, estão em situação irregular. O mais comum é o estudante ter que esperar pela próxima aplicação do Enade, no ano seguinte, e participar da prova para então poder receber o diploma.
As provas e os gabaritos do Enade 2012 devem ser publicados no site do Inep na próxima quarta-feira (28). O resultado final do exame será divulgado até 25 de dezembro.