O embaixador do Irã no Brasil, Abdollah Nekounam Ghadiri, fará uma visita ao governador Mauro Mendes, no Palácio Paiaguás, nesta quarta-feira. A reunião, marcada para 10h30, tem como objetivo conhecer e explorar potenciais de investimento no Estado.
Atualmente, Mato Grosso mantém relações comerciais com o país do oriente médio, principalmente com a exportação de grãos. Além do Governo, a comitiva iraniana também deve se reunir com a Federação das Indústrias (Fiemt), Aprosoja, Famato e realizar uma visita técnica em um frigorífico em Várzea Grande.
Hoje, a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) recebeu a delegação da Embaixada da República Islâmica do Irã no Brasil. O encontro abordou a possibilidade de parcerias na área de educação envolvendo as universidades sediadas no Estado de Mato Grosso. Além da UFMT também estiveram presentes no encontro a Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT).
O reitor da UFMT, professor Evandro Soares da Silva, exaltou o encontro com os representantes do Irã e apresentou iniciativas desenvolvidas no âmbito da universidade como parcerias com a Universidade Agrícola do Sul da China (SCAU). “Com esta aproximação vamos quebrar barreiras e criar cada vez mais interação a partir do conhecimento. Além das áreas de agricultura e de saúde, que nós possamos ter proximidade em questões relacionadas à língua e a cultura a fim estabelecer laços entre o Irã e o Estado de Mato Grosso, que é um Estado rico”, disse o reitor da UFMT após apresentar caminhos para interações entre a UFMT e instituições iranianas.
A delegação persa foi composta pelo embaixador Abdollah Nekounam Ghadiri e o segundo secretário Amin Esmaeilpour Heravan. O grupo acompanhou atentamente a explanação das universidades e caminhos para parcerias em diferentes áreas de conhecimento. “A nossa presença aqui mostra o nosso interesse em todas as áreas que foram mencionadas. A minha primeira viagem aos Estados brasileiros é aqui a Mato Grosso e as relações dos nossos países são de muita amizade, além das relações comerciais há a busca por forte intercâmbio cultural e troca de conhecimento. É muito importante ter uma relação sólida e frutífera”, enfatizou o embaixador.
Apresentaram ideias e projetos durante o encontro, a reitora da Unemat Vera Lúcia da Rocha Maquêa; a Secretaria de Relações Internacionais Caroline Pereira de Oliveira e também representantes da UFR, IFMT e do Núcleo de Relações Internacionais do Estado de Mato Grosso (NURIMAT).
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.