Cerca de 150 alunos da Escola Militar Tiradentes de Sorriso assistiram palestra virtual “um professor no espaço”, ministrada pelo professor Antônio Márcio Rennó Matos, que abordou a sua experiência quando esteve a serviço da National Aeronautics and Space Administration (Nasa), nos Estados Unidos. A transmissão foi pelas redes sociais da escola.
Antônio Marcio, que reside em Itajubá (MG), explicou as etapas cumpridas até a seleção, enfatizando a importância de estudar e acreditar sempre em seus sonhos. Também contou um pouco sobre a trajetória das principais pesquisas e feitos da Nasa relacionando-se as pesquisas para viagens no espaço.
O palestrante também explanou sobre o projeto de sua autoria o “ConheCiência”, que lhe possibilitou usufruir do título de Embaixador na Nasa. O projeto consiste em alunos, sob sua orientação e coordenação, ensinarem ciências para jovens de comunidades carentes.
A professora de física da Escola Militar, Adriana Palu, idealizadora da palestra virtual, acrescentou que a ideia surgiu da curiosidade dos próprios alunos pelo tema astronomia durante as aulas de física. A curiosidade foi tanta que os alunos participarem em 2019 da Olimpíada Brasileira de Astronomia, quando começaram a ser planejadas palestras com o intuito de trazer mais oportunidades de conhecimento aos seus alunos. Com as aulas remotas, surgiu a oportunidade de convidar Antônio Marcio para relatar suas experiências na Nasa.
“Considerando que quem ensina aprende, aprende muito mais, eu acredito que a gente possa, mesmo nesse momento difícil, construir Ciência e ajudar nossos alunos a construírem e solidificarem os saberes. O Objetivo foi alcançado”, comemora a professora.
Para o diretor da escola, tenente coronel Ilton Botelho da Costa Campos, iniciativas como essa da professora agregam valor ao processo ensino-aprendizagem dos alunos, estimulando-os a estudar, enaltecendo habilidades como disciplina, perseverança e resiliência ao apresentar bons exemplos, sendo ainda, uma estratégia de busca ativa junto aos estudantes para que participem mais das aulas.
A informação é da assessoria.