PUBLICIDADE

Educadora do Nortão vai ao Reino Unido buscar referências educacionais

PUBLICIDADE

A escola estadual Luiza Nunes Bezerra, de Juara (300 km de Sinop) embarca – literalmente – rumo ao ensino de excelência. A conexão é na cidade de Nottingham, no Reino Unido, onde a coordenadora  da unidade, Aparecida Kaphenberger Martin, fará um intercâmbio no National College for Teaching & Leadership, instituto que é referência mundial quando o assunto é liderança escolar. Serão 18 dias de muito estudo para a elaboração de um projeto que deverá ser aplicado na escola.

Aparecida não vai sozinha. A oportunidade de se aperfeiçoar no exterior foi concedida a gestores das 27 escolas destaques no Prêmio Gestão Escolar 2013 – no qual a Escola Estadual Luiza Nunes Bezerra foi a grande vencedora. A iniciativa é resultado de uma parceria entre a organização internacional British Council, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).

A instituição onde o curso será ministrado é dedicada à capacitação de líderes escolares e, em 14 anos de existência, já beneficiou 150 mil educadores. Durante o intercâmbio os gestores brasileiros vão participar de workshops, ferão visitas em escolas públicas britânicas e estudos de casos reais. No final do curso, explica Aparecida, cada educador deverá elaborar um projeto para aplicação em suas respectivas escolas, envolvendo toda a comunidade escolar. Os gestores ainda se comprometem em elaborar um relatório sobre a aplicação do projeto.

Ansiosa pela responsabilidade que tem pela frente, educadora diz que a expectativa é retornar ao Brasil com muitas ideias, propostas e se tornar uma multiplicadora de conhecimento e também de lideranças. “Queremos uma educação de excelência”, projeta Aparecida, lembrando que há 20 anos a escola desenvolve um trabalho para formar alunos críticos e capazes de melhorar a comunidade onde vivem. “Nossa base é o trabalho coletivo, envolvendo a comunidade”.

Na coordenação da equipe de 27 gestores escolares está a secretária de Educação de Mato Grosso, Rosa Neide Sandes, que também terá a oportunidade de fazer o curso. Para ela, este é um momento especial, pois além de formar os gestores brasileiros para um ensino de excelência “é também uma chance de mostrar a eles as boas práticas desenvolvidas no Brasil”, avalia a secretária. Os gestores embarcam neste sábado (01/11) e retornam ao Brasil no dia 20 de novembro.

Bom exemplo – Em 2013 a Escola Estadual Luiza Nunes Bezerra recebeu o título de melhor gestão escolar do Brasil. O trabalho de aprimoramento do ensino-aprendizagem é feito pela instituição desde 1990, de modo contínuo, e vem sendo reconhecido por meio de prêmios e bons índices de desenvolvimento da educação. A escola tem índice zero de evasão e metas ousadas para a redução do índice de alunos que necessitam de aulas de reforço.

A escola é exemplo quando o assunto é envolvimento da comunidade com as atividades escolares e projetos na área de responsabilidade sócioambiental. A instituição funciona como um “ecoponto” para embalagens plásticas e óleo de cozinha usado, resíduos são repassados às famílias carentes que vendem o material para a reciclagem ou então transformam o óleo em sabão caseiro, gerando renda.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Escola técnica abre 640 vagas para cursos em Nova Mutum e mais 11 cidades

A secretaria estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação inicia...

Estudante de MT é premiado por pesquisa sobre controle e qualidade de água para bovinos

O estudante Allessandro Brocco, da Escola Técnica Estadual de...

Reitora da UFMT toma posse em cerimônia do Ministério da Educação em Brasília

A reitora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT),...
PUBLICIDADE