A educação profissional e tecnológica de Mato Grosso foi apresentada ao governo do Distrito Federal que pretende utilizá-la como exemplo para elaboração de sua própria política. Na semana passada, o superintendente de Educação Profissional e Tecnológica da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia, Jefferson Monteiro da Silva, esteve em Brasília apresentando os principais pontos desenvolvidos em Mato Grosso.
O diretor de educação profissional da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia do Distrito Federal, Reginaldo Ramos de Abreu, disse ter ficado satisfeito ao perceber o desenvolvimento desta área em Mato Grosso. “A definição de recursos próprios e as alterações na legislação demonstram que a educação profissional é prioridade”, afirmou.
Segundo ele, em Brasília a educação profissional era atribuição da Secretaria de Educação mas passou, há pouco tempo, para a responsabilidade da Secretaria de Ciência e Tecnologia. Uma das grandes dificuldades enfrentadas pela equipe, neste momento, refere-se às adequações necessárias na legislação. Nesse aspecto, Mato Grosso também tem sido referência.
“Esta política de educação foi muito bem definida. Além de possuirmos um fundo destinado para o financiamento contamos com uma legislação que atende as nossas necessidades”, ressaltou o secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Chico Daltro.
O secretário destacou ainda a aprovação da Lei Complementar 154/2004, que instituiu a carreira dos profissionais da área no Estado dispondo sobre ingresso, habilitação, qualificação, desempenho e subsídios dos referidos profissionais.