Quatro municípios de Mato Grosso vão oferecer, a partir do ano que vem, Ensino Médio Integrado à Educação Profissional. São eles: Rondonópolis, Barra do Garças, Alta Floresta e Sinop.
Hoje, às 19h30, a comissão responsável pela elaboração da proposta estará em Rondonópolis, discutindo a implantação o projeto. A reunião acontecerá no auditório do Centro Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (Ceprotec) do município, a partir das 19h30.
Na terça-feira, 02/08, a mesma equipe estará na unidade do Ceprotec de Barra do Garças. O início da reunião está previsto para as 19h30. Em Alta Floresta e Sinop, as reuniões de sensibilização vão acontecer, respectivamente, nos dias 08/08 e 09/08.
O Ensino Médio Integrado à Educação Profissional será oferecido pelo Ceprotec em escolas públicas estaduais apontadas pela Secretaria Estadual de Educação (Seduc) que ofereçam somente o ensino médio.
A princípio, serão abertas quatro turmas, uma em cada município. Os estabelecimentos de ensino escolhidos passarão por uma reestruturação física a fim de receber os novos cursos.
A sugestão inicial é de que os cursos a serem disponibilizados na nova modalidade estejam entre os que já são oferecidos como cursos técnicos pelo Ceprotec. A escolha dos professores também deverá ser feita com base no currículo, em parceria com o Centro de Formação e Atualização do Professor (Cefapro).
A comissão responsável pela elaboração do projeto é composta por representantes do Ceprotec, Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Secitec), Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego e Cidadania (Setec). O pré-projeto deve ser entregue ao MEC até 15 de agosto.