As aulas na rede municipal de ensino de Nova Mutum reiniciaram hoje, segunda-feira, dia 13, com uma nova proposta de aprendizado para o decorrer do ano. Trata-se da Educação Nutricional, que está sendo colocada em prática através do setor de Nutrição e Alimentação da Secretaria Municipal de Educação e Cultura. As merendeiras também estão passando por uma reciclagem, sendo que 22 delas iniciam hoje curso através do Projeto Cozinha Brasil.
A Educação Nutricional consiste no envolvimento dos alunos no processo de elaboração da merenda, ou seja, fazer com que as crianças compreendam a riqueza de nutrientes que cada alimento possuí e a importância de se consumir alimentos saudáveis e naturais. Para isso, serão utilizadas diferentes técnicas, a exemplo de peças teatrais e palestras na hora do recreio e até mesmo a participação dos alunos na organização da horta da escola.
De acordo com a nutricionista Angelina Curbani, a Horta Pedagógica deve ser implantada em todas as escolas do município. “Hoje, algumas delas já possuem a sua horta por conta própria. Para implementar essas iniciativas vamos procurar parceiros da iniciativa privada”, explicou. Ela destaca que a partir do momento que os alunos vivenciam essas experiências no ambiente escolar, a compreensão é facilitada, “além deles levaram a idéia para colocar em prática no quintal de suas casas”, disse.
Curso – As merendeiras da rede municipal de ensino iniciam hoje à noite, um curso através do Projeto Cozinha Brasil, que está sendo promovido no município através de parceria entre a Secretaria Municipal de Ação e Promoção Social e do SESI – Serviço Social da Indústria. Elas estarão recebendo orientações sobre comportamento alimentar, elaboração de cardápio equilibrado, planejamento de compras, congelamento e descongelamento, hábitos alimentares, entre outros assuntos. O curso terá duração de uma semana.