A secretaria municipal de Educação, Esporte e Cultura fará pregão eletrônico, no próximo dia 22, para selecionar uma empresa especializada em tecnologia da informação, com foco no fornecimento da licença e direitos de uso para um software integrado que fará a organização e armazenamento de dados gerais das 39 unidades escolares sob responsabilidade da pasta.
O processo licitatório contará com R$ 1,1 milhão em recursos, conforme análise orçamentaria da prefeitura. Deste valor, R$ 90 mil serão destinados à implantação, conversão e treinamentos de usuários. Um prazo para a instalação dos sistemas ainda será estipulado pelo poder executivo.
De acordo com o documento oficial, a secretaria visa alcançar mais dinamismo na execução das tarefas das escolas da rede municipal, permitindo uma maior segurança relacional dos dados, uma efetiva integridade e a gradativa eliminação de informações conflitantes. As melhorias têm em vista as demandas de acesso à informação com precisão por meio de relatórios gerenciais seguros
O sistema operacional atenderá as escolas nas áreas administrativa, estatística, pedagógica, interação com o INEP e ministério da Educação, diário eletrônico, inteligência de negócios, distribuição e controle da merenda, contagem de pontos dos profissionais de educação, atribuição de aulas do corpo docente, rematrícula digital, pré-matrícula digital.
Também deve ser aplicado com o gerenciamento e controle do envio de SMS, sistemas financeiros de prestação de contas das unidades escolares, gestão do arquivo permanente, gestão de frequência de pessoas, lista de espera digital, gestão de veículos do transporte escolar, além de no ambiente virtual de aprendizagem (AVA), com suporte técnico e garantia.