PUBLICIDADE

Educação especial é debatida em seminário em Sorriso

PUBLICIDADE

Começou ontem e vai até sexta-feira em Sorriso, o 2º Seminário de Inclusão: Educar na diversidade. O evento é uma parceria do Ministério de Educação (Mec), a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e a prefeitura. O objetivo de discutir a Educação Especial em Mato Grosso. O técnico da Educação Especial da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) Marcino Oliveira, fez hoje, no seminário, um balanço das ações que a secretaria tem desenvolvido para garantir o atendimento educacional aos alunos Portadores de Necessidades Educacionais Especiais.

Entre ações da Seduc, está o projeto “De Igual pra Igual”, que faz parte do Planejamento Estratégico da Escola Atrativa e que busca valorizar a diversidade. “Vamos fazer um relato de como estamos trabalhando a educação especial no Estado”, afirma.

O resultado preliminar do Censo Escolar em 2004 mostra que o número de matrículas da Educação Especial aumentou 12,1% em Mato Grosso, um resultado que totaliza 8.886 de matrículas em 2004. Em 2005, até agora foram mais de 9.600 alunos atendidos pela Educação Especial. “A inclusão só terá sucesso quando todos estiverem sensibilizados com a causa, abrindo a escola para atender essa clientela que necessita de cuidados especiais”, analisa Oliveira.

O primeiro seminário foi realizado em julho de 2004 e a estimativa é que 300 pessoas, entre educadores, diretores e coordenadores de escolas participem deste segundo. Além de Sorriso, os municípios de Alta Floresta, Rondonópolis, Pontes Lacerda e Cuiabá também são parceiros.

GOVERNO FEDERAL – O MEC, por meio da Secretaria de Educação Especial, desenvolve o Programa Educação Inclusiva: direito à diversidade em todos os Estados e no Distrito Federal, envolvendo 106 municípios pólos que atuam como multiplicadores para outras 1.869 cidades da sua área de abrangência. “O objetivo é a multiplicação da formação para todas as redes de ensino e municípios de abrangência dos pólos”, finaliza Marcino.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Escola técnica abre 640 vagas para cursos em Nova Mutum e mais 11 cidades

A secretaria estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação inicia...

Estudante de MT é premiado por pesquisa sobre controle e qualidade de água para bovinos

O estudante Allessandro Brocco, da Escola Técnica Estadual de...

Reitora da UFMT toma posse em cerimônia do Ministério da Educação em Brasília

A reitora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT),...
PUBLICIDADE