A secretaria municipal de Educação, Esportes e Lazer informou, ao Só Notícias, que contemplará, no primeiro semestre do ano letivo, todas as 13 instituições escolares da rede municipal nas áreas urbana e rural, com a entrega de R$ 400 mil em livros didáticos, voltados à revisão de matérias que compõem a grade de estudos em Colíder (155 quilômetros de Sinop).
A primeira fase da licitação, que ocorreu no formato de inexibilidade, já foi concluída em janeiro e 6 Centros Municipais de Educação Infantil receberam o material de apoio. “Estes livros deveram atuar de forma complementar para a recuperação de aprendizagem dos discentes, atrasada pelo período da Covid”, detalhou a gestora da pasta, Léia da Silva Gomes.
Para a segunda etapa, em abril, serão atendidos alunos do 3º, 4º e 5º das instituições de ensino médio que, segundo Gomes, passaram pela “recomposição dos estudos, com destaque para a área de português e matemática, pois verificamos deficiências nas operações numerais, queda considerável na fluência de leitura e interpretação de texto”.
O material será disponibilizado de forma apostilada, dimensionado de acordo com a perca pedagógica de cada grupo estudantil. “Ao mesmo tempo que é estruturado e facilita o trabalho, os livros também abrem margem para que os professores usem as metodologias necessárias no andamento das aulas”, confirmou Léia.
O 1º e 2º do ensino médio municipal já contam com apoio de materiais enviados por meio do programa Alfabetiza MT, do governo estadual.