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Educação de MT implementa estudo integral de línguas estrangeiras em três escolas estaduais

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Só Notícias/Guilherme Araújo (foto: assessoria)

A secretaria estadual de Educação lançou novo programa de estudos para implantação na rede estadual, com foco nas escolas Antônio Epaminondas (Cuiabá), Honório Rodrigues Amorim (Várzea Grande) e Jonas Lopes da Silva (Tangará da Serra), que passaram a funcionar em tempo integral e vocacionadas a línguas estrangeiras, sendo Inglês e Espanhol.

As rematrículas nas respectivas unidades já foram realizadas. Já as vagas remanescentes serão disponibilizadas a partir dessa segunda-feira (16), de forma presencial, em horário comercial. “Vamos fortalecer e aprofundar o conhecimento linguístico dos estudantes por meio de uma matriz curricular diferenciada”, disse o secretário da pasta, Alan Porto. Serão 1,6 mil horas de aula para o ensino fundamental e 3 mil horas para o ensino médio.

Alan analisa que desde 2020 as escolas vocacionadas são realidade no estado e agora avançam continuamente na promoção de uma educação que extrapola os limites do conhecimento científico teórico. “Vamos ampliar o leque de possibilidades para esses jovens no mercado de trabalho. A formação em línguas é necessária às atividades ligadas ao turismo e ao agronegócio, principalmente”.

‘’Essas escolas terão uma rotina diária de atividades das 7h às 16h”, esclareceu Mozara Zasso, que assumiu recentemente a secretaria adjunta de Gestão Escolar (SAGR). Ela esclarece que o núcleo articulador vai trabalhar as duas disciplinas com professores nas áreas de espanhol e inglês. “Esses profissionais já passaram por processo seletivo e são capacitados”, completou Mozara.

Além das disciplinas da formação geral básica, os estudantes terão aulas na parte diversificada de iniciação científica, protagonismo estudantil, estudo aplicado de língua portuguesa e matemática, avaliação semanal e eletiva para o ensino fundamental e práticas experimentais, estudo orientado, avaliação semanal, projeto de vida  e as trilhas de aprofundamento nas áreas de linguagens e ciências humanas.

Além dessas três novas unidades, a rede já conta com 14 unidades vocacionadas ao esporte e outras 62 escolas de tempo integral em vários municípios.

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