Amanhã, a partir das 08:00h, os representantes das sub-sedes do Sindicato dos Trabalhadores na Educação Pública de Mato Grosso (Sintep) estarão reunidos em Sinop, durante Conselho Diretivo, para analisar as propostas feitas pelo Governo do Estado com relação à ‘cartilha salarial’, criada pelos professores.
Deverão participar da reunião os representantes de Sinop, Lucas do Rio Verde, Sorriso, Vera, Cláudia e Santa Carmem, além do secretário de Formação Sindical da Central do Sintep, em Cuiabá, Gilmar Soares Ferreira e da presidente da sub-sede de Sinop, Cleufa Hübner, que esta afastada temporariamente das funções mas ainda assim participará das definições tomadas pela classe.
Entre as propostas apresentadas na cartilha, consta o reajuste salarial de 16,34% referente o período de 1998 até maio de 2005, que foi confirmado pelo Fórum Estadual de Educação como índice real de defasagem. Portanto, amanhã os professores estarão analisando a resposta do governo quanto a esse índice, fazendo um trabalho base nas escolas, com todos os professores, e definindo quais medidas a classe irá tomar.
Ainda, na próxima segunda-feira, o Fórum Estadual de Educação se reunirá, às 14 horas, na sede da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), onde também discutirá as propostas do governo.
Dependendo das negociações, nos dias 27 e 28 de agosto, profissionais de todo o Estado estarão reunidos em Cuiabá para a definição de um novo Conselho de Representantes e uma assembléia geral no dia 29, onde será definida se haverá novamente greve pelos profissionais, que já estiveram paralisados durante 21 dias este ano, deixando 16 mil alunos de Sinop fora das salas de aula.