PUBLICIDADE

Diretor do MEC chega daqui a pouco a Sinop para avaliar implantação campus UFMT

PUBLICIDADE

O diretor do Departamento de Desenvolvimento da Educação Superior (DEDES), da Secretaria de Educação Superior (SESu), Manuel Palácios, chega daqui a pouco, em Sinop. De manhã ele se reuniu com o reitorado, no campus da capital. Daqui a pouco, juntamente com o reitor, Paulo Speller, e pró-reitores, ele estará em Sinop, onde funciona o Instituto Universitário do Norte Mato-grosseense que deve ser transformado em campus. As obras foram lançadas mês passado pelo prefeito e o retior.

Amanhã, a equipe segue para Rondonópolis, uma viagem de quase 800 quilômetros, para reuniões no campus do Sul do Estado e em dois pólos da região – Campo Verde e Primavera. Os dois campi estão incluídos na política de expansão da educação superior do governo federal para 2006.

O que se busca, segundo Palácios, é ´´investir e consolidar a interiorização“ da educação superior. ´´Há um projeto especial voltado para as universidades da região da Amazônia Legal, discutido com profundidade na semana passada, e o reitor Paulo Speller estava lá“, informou o diretor do DEDES. ´´Temos tido eco nas nossas demandas, sobretudo no atual governo, tendo registrado o crescimento de 34% no orçamento de custeio das universidades este ano e garantidos mais 15% para 2006. Agora, este projeto estratégico de ampliação do acesso ao ensino superior público´´, declarou Speller.

No dia 23 de agosto, o presidente Luis Inácio Lula da Silva já havia anunciado para o ano que vem, investimentos para expansão e consolidação dos campi da UFMT em Rondonópolis e Sinop. O pronunciamento foi feito durante a solenidade de inauguração da Linha de Transmissão 230 KV Coxipó-Cuiabá-Rondonópolis, quando dirigiu-se ao reitor Paulo Speller, que estava no palanque.

Os dois campi estão inseridos na política de expansão da educação superior do governo federal e constam da publicação ´´Universidade – Expandir até ficar do tamanho do Brasil´´, editado SESu.. ´´A expansão das ações do Campus de Rondonópolis, com a ampliação do número de vagas e a consolidação dos programas de pesquisa, contribuirá para a democratização do acesso ao ensino superior e para o desenvolvimento sócio-econômico da região´´, traz o capítulo criação e consolidação de campi. Em relação a Sinop, diz que ´´sua consolidação, ampliando a produção de conhecimentos e a formação de recursos humanos adequados à realidade da região, é essencial na busca de desenvolvimento sustentável, com a preservação da biodiversidade e das culturas locais´´.

No campus de Cuiabá, Manuel Palácios visita o Hospital Universitário (Hovet), o Restaurante Universitário, a Coordenação de Processamento de Dados (CPD) e Ginásio de Esportes.

Em Sinop, o diretor Departamento de Desenvolvimento da Educação Superior (DEDES), da Secretaria de Educação Superior (SESu), Manuel Palácios, vai conhecer as instalações do Instituto Universitário do Norte Mato-Grossense (Iunmat), às 15h30. Às 19h, juntamente com o reitor Paulo Speller e pró-reitores da UFMT, participa da reunião de trabalho, na Câmara Municipal, com o prefeito Nilson Leitão e lideranças dos municípios vizinhos. Na reunião ele receberá documento contendo as demandas da universidade e da sociedade local.

Para o diretor do Instituto Universitário do Norte Mato-Grossense (Iunmat), Marco Antônio Araújo Pinto, “a proposta de expansão vem cumprir anseios da população, que há mais de 20 anos vem lutando pela implantação definitiva do campus de Sinop”. De acordo com ele, já existe um estudo para subsidiar essa expansão e o plano diretor do campus está sendo desenvolvido pela Faculdade de Arquitetura, Engenharia e Tecnologia (FAET).

O Iunmat tem atualmente, 220 alunos matriculados em seis turmas especiais – duas de Biologia, duas de Educação Física e duas de Ciências Contábeis.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE