A Universidade Estadual de Mato Grosso promove, a partir de segunda-feira, às 19h, o simpósio em ciências sociais com objetivo de debater políticas públicas e desenvolvimento da região. O encontro será no anfiteatro. Organizado pela turma do Mestrado Interistitucional em ciências sociais, a primeira mesa redonda abordará “o processo de expansão e a questão ambiental”. O debatedor será José Luiz de Melo, da Unisinos. O vice-prefeito, professor doutor Aumeri Bampi, da Unemat, e Elói Venturini Junior, do Ibama, farão os comentários. O coordenador da Unemat, Fiorelo Picolli, será o mediador.
Na terça-feira, as atividades começarão às 18h30, com apresentações de painéis e exposição de livros. A segunda mesa redonda está marcada para 19h30, sobre “direitos humanos e movimentos sociais”. O palestrante será Solon Viola, da Unisinos. Thalma de Almeida, da Procuradoria do Trabalho, deve ser uma das comentaristas. A mediadora será Maria Ivonete de Souza, da Unemat.
A terceira mesa redonda será na quarta-feira (13), sobre “associativismo e formas de organização” que será trabalhado às 19h30. Os debatedores são da Unisinos, os comentaristas são de Lucas do Rio Verde e Terra Nova do Norte. O mediador será Clóvis Vailant, da Unemat-Cáceres.
O último debate será às 20h30, sobre “a solidariedade entre instituições de ensino superior”, com o padre Pedro Gomes, pró-reitor acadêmico da Unisinos. O mediador será Luiz Inácio Germany, também da Unisinos. A previsão de encerramento é para as 21h30.
As inscrições começaram ontem e podem ser feitas nos departamentos de Administração, Ciências Contábeis e Economia da Universidade. A taxa é de R$ 15.