O secretário de Estado de Educação, Esporte e Lazer, Marco Marrafon, recebeu, ontem, o deputado Max Russi, vereadores e diretores de escolas dos municípios de Jaciara e Juscimeira. No encontro foram discutidas demandas pedagógicas e estruturais, como reparos e reformas nas unidades, construção de quadras poliesportivas, criação de novas salas anexas, adequação das redes elétricas para instalação de aparelhos condicionadores de ar, postos de transformação, entre outros.
Outro assunto discutido foi a situação da obra de uma unidade escolar no distrito de Celma, em Jaciara, cujas obras estão paralisadas há mais de um ano. Houve distrato com a empresa vencedora do processo licitatório inicial e foi autorizado um novo processo de licitação para contratação da empresa que assumirá as obras.
Além do parlamentar, participaram do encontro: de Jaciara as diretoras da Escola Estadual Milton da Costa Ferreira, Délia Moura, e do Ceja Marechal Rondon, Patrícia Gomes, os vereadores Rodrigo Francisco, Sidney Soares, Abdul Jabar Mohammad, Adnan Ali Ahmad; e de Juscimeira a diretora da Escola João Mateus Barbosa, Rosimeiry Ferreira, e a assessora pedagógica da região Mariley de Oliveira, e a superintendente de Monitoramento e Estrutura Escolar, Patrícia Montefusco.
Marrafon destacou que as demandas serão enviadas para as equipes técnicas para a análise e providências. “Um dos objetivos desta gestão é realmente fazer com que os alunos tenham um bom ambiente escolar, para que possam desenvolver sua potencialidade e o aprendizado”.
O deputado Max Russi se mostrou bastante confiante com o encaminhamento dado pela pasta e anunciou que destinou emenda parlamentar, no valor de R$ 550 mil, para a construção de duas quadras poliesportivas cobertas nas Escolas Estaduais Milton da Costa Ferreira, em Jaciara, e João Matheus Barbosa, em Juscimeira. Com a iniciativa, a Seduc deverá aportar também recurso de cerca de R$ 500 mil para concretizar o projeto. “Tenho plena convicção de que ainda este ano o secretário Marrafon vai fazer os encaminhamentos, as licitações e as obras provavelmente comecem no próximo ano”.
De acordo com o parlamentar o secretário recebeu o grupo muito bem e disposto a atender os pedidos. “Vemos que ele está empenhado em resolver as questões e fazer a diferença na educação. A presença dos vereadores, diretores, assessoria pedagógica foi bastante importante, até para podermos dar as respostas à comunidade escolar dos dois municípios”.
A diretora Délia Moura lembrou que as quadras são anseio das comunidades e destacou a importância da parceria entre o deputado e a Seduc. “Com o apoio do deputado e a parceria da Seduc, esse sonho será realizado”, disse a gestora, acrescentando que a comissão foi muito bem recebida pelo secretário, que se mostrou aberto. “A Seduc e as escolas devem manter sempre o diálogo aberto e a parceria”.
Marrafon aproveitou a oportunidade para reafirmar o compromisso do Governo do Estado com o ensino público de qualidade e desmentir boatos sobre a privatização de escolas e cobranças de mensalidade. A informação, que tem sido disseminada nas unidades de ensino de forma errônea, se deve às discussões que estão sendo realizadas sobre o sistema de Parceria Público-Privada (PPP) para a educação de Mato Grosso.
De acordo com o secretário, o Estado tem mantido o diálogo com a classe e o tema será pauta de audiências públicas com a sociedade. “Parceria Público-Privada não é privatização. Ela serve para prestar aos alunos e professores um ambiente físico adequado, em substituição às unidades escolares que funcionam em prédios alugados e antigos”, ressaltou Marrafon, esclarecendo que que o novo modelo de contratação de serviços públicos em que há cooperação entre os setores público e privado está em discussão no Estado, e o modelo final só será elaborado após a etapa de consulta pública.
Atualmente, o modelo de gestão proposto para Mato Grosso já é realidade em outros locais do país. Em Belo Horizonte (MG), por exemplo, o sistema por PPP tem aprovação de 98%. “Os gestores das unidades escolares não devem se preocupar com a descarga do banheiro, com pintura, manutenção, ou goteiras na escola. Com isso, sobra mais tempo para o diretor e o professor tratarem das demandas pedagógicas, da gestão da escola”.