A segunda fase da eleição para diretores da rede estadual de ensino, que compreende apenas as escolas que não tiveram candidatos inscritos (162 em todo Estado), já está definida. De acordo com publicação da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), os profissionais interessados em exercer a função já podem se inscrever e apresentar documentação na Assessoria Pedagógica até o dia 16 deste mês. A norma também valerá nas escolas em que o candidato único inscrito não obtiver a maioria simples dos votos (50% dos válidos mais um).
Os currículos e demais documentos dos profissionais da educação básica inscritos para indicação de livre escolha serão analisados pela Comissão Estadual Eleitoral e homologados pela Secretaria de Estado de Educação até o dia 20 de dezembro.
Conforme Só Notícias já informou, as eleições nas escolas estaduais em Mato Grosso devem ocorrer na terça-feira (10). Em Sinop, 19 delas irão eleger um novo representante, sendo que outras três não tiveram inscrições de candidatos deferidas (Renê de Menezes, Nossa Senhora da Glória e Maria de Fátima). Neste caso, a Seduc irá definir o novo diretor, a partir dos profissionais que demonstrarem interesse.
Ao todo, 592 unidades escolares – das 744 existentes no Estado – vivenciarão o processo eleitoral para o biênio 2014/2015. A secretaria aponta que 80% das escolas farão a escolha, através de alunos, pais e funcionários de cada escola, sendo que o mandato é de dois anos. Nas unidades de Sinop que haverão eleições, cada uma possui apenas um candidato.