A coordenação da Universidade do Estado de Mato Grosso definiu o período em que os acadêmicos do ano letivo de 2006 devem começar a repor as aulas perdidas durante o semestre, devido à falta de professores, causada por uma proibição de contratos no período eleitoral. Para algumas graduações, de acordo com a coordenação, a aulas já iniciam em janeiro. Para o curso de administração, por exemplo, a partir do dia 08, e matemática, do dia 15. Os acadêmicos de pedagogia, engenharia civil e letras, a partir de 05 de fevereiro.
Ciências biológicas não deve repor porque conseguiu cumprir o calendário letivo. “Estas datas foram confirmadas pelos chefes de departamentos, em uma reunião com o colegiado superior. Temos que concluir primeiro o ano letivo de 2006, para iniciar o do ano que vem. Acreditamos que, para alguns cursos, a reposição possa terminar no mês de fevereiro”, declarou Fiorelo Picoli, coordenador regional.
Ainda segundo o coordenador, os acadêmicos dos semestres prejudicados serão informados até o final das aulas, previstas para as próximas semanas. “Haverá uma relação citando os que devem iniciar os trabalhos”, acrescentou. Devido às reposições, uma nova data foi programada para o começo do ano letivo em 2007. A previsão da coordenação é que elas iniciem em 05 de março, mas ainda estão sujeitas a alterações. Durante este ano, alguns cursos tiveram apenas 60% das aulas.
A Unemat tem cerca de 1,8 mil acadêmicos em Sinop, nos cursos de economia, ciências contábeis, engenharia civil, biologia, administração, letras, matemática e pedagogia.