Uma reunião entre diretores da Universidade Estadual de Mato Grosso e representantes da empresa que doou a área definiu que a construção do novo campus da instituição em Sinop começará em janeiro. As obras deveriam iniciar em outubro, no entanto, de acordo com o diretor político-pedagógico e financeiro, Marion Machado, “a demora na liberação dos alvarás pela prefeitura atrasou a previsão inicial”, explicou, ao Só Notícias.
Segundo Marion, o prazo de conclusão também foi discutido na reunião e passa a ser de 18 meses. Porém, conforme detalhou, a intenção é que o campus seja inaugurado em 12 meses. “Vamos trabalhar nesta perspectiva. Acredito que logo no início de janeiro começará a obra. Em seguida, pretendemos, logo após o recesso do final de ano, fazer o lançamento da pedra fundamental”, afirmou.
A empresa JMD, que doou a área, vai tocar o projeto e fará investimentos de R$ 3 milhões. O novo campus será construído no residencial Aquarela das Artes (ao lado do Carpe Diem). Os projetos de lei de doação dos três imóveis (áreas institucionais pertencentes ao município), totalizando 59 mil metros quadrados para construção do campus, foram aprovados pelo legislativo e sancionados pelo Poder Executivo. Caso a universidade não construa o prédio em 60 meses, os terrenos serão devolvidos ao município.
Serão construídas 24 salas de aulas, além de estacionamento com 160 vagas. Ao final da obra, serão 2,7 mil metros quadrados de área construída. O novo prédio terá capacidade para atender 1,2 mil acadêmicos em três cursos por período (nove no total). Conforme Marion, com a abertura do novo local, a Unemat deve utilizar o atual prédio, localizado na avenida dos Ingás, no centro (onde estudam atualmente 2,5 mil acadêmicos) para avançar nos programas de pós-graduação, além manter laboratórios e a parte administrativa.
Em contrapartida, a intenção é abrir o novo campus com cursos em andamento atualmente, decisão que caberá ao Conselho Regional da universidade. Apesar disso, a construção de um novo espaço traz a possibilidade de abertura de novas graduações. Uma delas é a Licenciatura em Geografia, que era ofertada no campus de Colíder e será transferida para Sinop, conforme aprovado, no mês passado, pelo Conselho Universitário da Unemat (Consuni).