A comunidade do Quilombo Mata Cavalo, em Nossa Senhora do Livramento, comemora a entrega da Escola Estadual Professora Tereza Conceição de Arruda. Durante a inauguração, realizada na noite dessa quinta-feira (28.06), o então governador em exercício de Mato Grosso, Chico Daltro, foi recebido pela população local, em especial pelo mais antigo morador daquele quilombo, Antônio Benedito Conceição, o seo Antônio Mulato, de 107 anos, que ao descerrar a placa realizou um dos seus sonhos mais antigos.
A escola vai atender 110 alunos de sete comunidades – sendo seis delas quilombolas – com Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação para Jovens Adultos (EJA). Ao todo, são seis salas de aulas, banheiros adaptados, salas administrativas, sala de informática, cozinha com refeitório e quadra poliesportiva coberta, que totalizam um investimento de aproximadamente R$ 1,6 milhão.
Lembrando a história de lutas e conquistas do Quilombo Mata Cavalo, Chico Daltro destacou a importância de uma estrutura escolar de qualidade para o acesso ao conhecimento e a manutenção das origens e da cultura local. "Com essa escola, o Governo do Estado tem assegurado o compromisso com a liberdade para a vida, a liberdade para o trabalho e o acesso ao conhecimento", frisou o governador em exercício.
O pequeno Higor Rafael França, 5 anos, andou pela escola para conhecer melhor seu futuro local de estudo e não teve dúvidas ao afirmar que a melhor parte são as salas de aulas grandes e a quadra coberta. A mãe, Ana Paula da Costa, 27 anos, diz que está feliz e tranquila por saber que seu filho estudará em uma escola com estrutura de qualidade.
A professora de biologia Rosângela Silva, 32 anos, passou no concurso público do Estado, foi nomeada esta semana e deseja continuar com as aulas na Escola Estadual Professora Tereza Conceição de Arruda. "Sou desta comunidade e a expectativa é continuar aqui. É meu dever contribuir, ajudar minha comunidade e meus amigos", defende. Para ela, com uma estrutura física de qualidade e novas tecnologias será possível oferecer um ensino melhor, com novas práticas pedagógicas.
De acordo com secretário de Estado de Educação, Ságuas Moraes, a meta do Governo do Estado é concluir o ano de 2013 com 100% das escolas estaduais reformadas ou com prédios novos. Atualmente, 90% estão reformadas. Para isso, destaca o secretário, em julho deste ano será lançado mais um pacote de obras, em parceria com o Governo Federal, de aproximadamente R$ 170 milhões para construção de escolas, de quadras cobertas e reformas.