PUBLICIDADE

Curso de medicina na UFMT-Sinop será avaliado no próximo ano

PUBLICIDADE

A reitora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Maria Lúcia Cavalli Neder, confirmou que fará pedidos para serem implantados mais cursos no Estado. Entre eles, o de medicina para campus de Sinop. Porém, os pedidos serão feitos somente em 2012 quando iniciarem as discussões sobre o segundo Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni).

Maria Lúcia declarou, em entrevista ao Só Notícias, que “aqui [Sinop] tem potencialidade para ter o curso de medicina, mas não é muito rapidamente porque exige uma estrutura complexa e nós vamos ter que trabalhar isso dentro desse novo processo de expansão”.

Ela ressaltou que além da importância da estrutura física necessária para implantação do curso, é difícil a contratação de professores. “Um curso de medicina tem que ter minimamente uns 40 professores e a contratação destes professores é o problema. Nós temos que ter uma autorização federal, planejamento. Mas acho que dentro do processo de planejamento, a médio prazo, não a curto prazo, é possível a gente sonhar com isso [implantação em Sinop]”, explicou.

Cobrada por lideranças políticas, ele afirma que ainda não há estimativas de quanto investimento seria necessário para o funcionamento deste curso em Sinop. A reitora explicou que não é possível fazer a solicitação de novos cursos neste ano, pois as discussões do REUNI 2011 estão em fase de finalização. “Este ano, estamos terminando, fazendo avaliação. No ano que vem, a gente começa o planejamento para os próximos anos”, encerrou.

O campus de Sinop tem cursos de Agronomia, Enfermagem, Engenharia Agrícola e Ambiental, Engenharia Florestal, Farmácia, Zootecnia e Licenciatura em Ciências da Natureza.

(Atualizada às 10:05h)

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE