O curso de Medicina da Universidade Federal de Mato Grosso, câmpus de Sinop, manteve a nota 3 no exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), aplicado em 2023, mesmo índice do exame anterior de 2019. No critério de “formação geral”, que avalia o conhecimento que transcende ao ambiente profissional, o índice foi de 3.64, e no critério de “componente específico”, com a média ponderada das notas das questões objetivas e discursivas, a nota foi de 3.36. No entanto, o indicador de diferença de desempenho (IDD), que compara o desempenho dos estudantes com o que era esperado para o curso, apresentou resultado negativo de -1,23.
O melhor desempenho em Mato Grosso foi dos alunos da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), com nota 4. Na “formação geral”, a nota foi de 4.61, no “componente especifico” foi de 4.35 e o IDD ficou positivo em 3.17.
O curso da UFMT de Cuiabá apresentou queda na nota, indo de 4 para 3. Na “formação geral”, a nota foi de 4.03, no “componente especifico”, foi 3.31 e o IDD ficou negativo em -1.23.
A Unemat de Cáceres teve o menor desempenho entre as universidades públicas com nota 2, caindo um ponto em relação ao 2019. Na “formação geral”, a nota foi de 3.53, no “componente especifico”, foi 2.62 e o IDD ficou negativo em -2,04.
Ao todo, o Enade avaliou mais de 9,8 mil cursos em todo o Brasil. Segundo o ministério da Educação, o exame avalia a qualidade dos cursos superiores no país, medindo o conhecimento dos alunos formandos em relação aos conteúdos essenciais da graduação, contribuindo para aprimorar o ensino e orientar políticas educacionais.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.