Com a maior oferta de vagas entre os municípios de Mato Grosso, Cuiabá não deixa de sofrer com a insuficiência para atender a demanda e deixa cerca de 8 mil crianças, com menos de 5 anos, fora das salas de aula. Levantamento do Ministério da Educação (MEC) aponta que a Capital tem 5.925 vagas, mas a Secretaria Municipal de Educação (SME) aponta 8.150 matrículas na rede sendo 2.926 em instituições filantrópicas, que recebem verba da prefeitura, e 5.224 ofertas do poder público.
A Secretaria reforça que creche não é uma obrigação, mas ainda assim Cuiabá tem cobertura de 45% da demanda, superior ao que ocorre no restante do Brasil. A ideia é ampliar o número de vagas para atender a Lei que determina que até 2016 todas as crianças estejam na escola.
Para diminuir o déficit, a SME afirma que planeja construir 11 Centros de Educação que funcionarão de maneira mais ampla. A criança será matriculada ainda bebê e estudará até os 5 anos na instituição. O primeiro Centro deve ser entregue ainda este semestre e vai contemplar o bairro Liberdade com 224 vagas. Outras 3 estruturas semelhantes estão em obras nos bairros Planalto, Pedra 90 e Jardim Passaredo. O lançamento da edificação de mais 7 Centros de Educação deve ocorrer ainda este ano, conforme previsão da SME.
Para a Secretaria, essas inaugurações minimizarão os problemas enfrentados atualmente pelas famílias.