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Coordenadores pedagógicos debatem em Sinop avaliação de aprendizagem

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Apresentar uma proposta de implantação e implementação de Política de Avaliação e Acompanhamento do Ensino Aprendizagem foi um dos objetivos da formação que reuniu aproximadamente 25 coordenadores pedagógicos das escolas municipais de Sinop. A capacitação, que terminou na sexta (13), aconteceu na Escola Municipal de Governo, faz parte da formação global proposta pela Secretaria Municipal de Educação para 2011.

A ação é da equipe da Coordenadoria de Programas e Projetos, em conjunto com a da Coordenadoria do Ensino Fundamental. Discutir as capacidades linguísticas de alfabetização e letramento e possibilitar intervenção na aprendizagem para elevação do índice do IDEB desde o primeiro ano do ensino fundamental também fez parte da pauta do encontro. Entre os conteúdos abordados estavam os Descritores do SAEB, base de referência para a elaboração da Prova Brasil, a matriz de avaliação, atividades avaliativas, expectativas de aprendizagem, orientações pedagógicas (ou curriculares) e capacidades linguísticas (alfabetização e letramento e questões sobre avaliação).

Segundo Lucinéia Lourenço, por meio dessa formação institui-se os grupos de estudos continuados nas escolas tendo como tema central a avaliação e o acompanhamento do processo ensino aprendizagem do 1° ao 5° anos de forma processual.

 

 

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