Os deputados estaduais Sebastião Rezende, Hermínio J. Barreto e Emanuel Pinheiro discutiram em audiência com o governador Silval Barbosa e com representantes da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), meios para concretizar a realização do primeiro vestibular da instituição em Rondonópolis e Várzea Grande. O consenso foi no sentido de se trabalhar na realização de um convênio com as prefeituras, possibilitando o começo das atividades da Unemat nos municípios.
Em 2013, Rezende, J. Barreto e Emanuel Pinheiro tinham trabalhado para aprovar uma emenda constitucional para aplicação de 2,10% da receita corrente líquida do Estado de 2014 para a Unemat, chegando a 2,5% em 2018. Mesmo assim, representantes da Unemat alegaram agora aos parlamentares que, entre 2010 e 2013, a instituição apresentou um déficit de R$ 47 milhões, o que gera dificuldades financeiras para a criação de novos Campus em Rondonópolis e Várzea Grande.
Diante das limitações, os três deputados propuseram abrir mão das suas emendas parlamentares de 2014 que não foram usadas, objetivando estabelecer um convênio entre o Governo do Estado e as prefeituras de Rondonópolis e Várzea Grande, o que proporcionaria condições de abertura dos cursos de Direito, Letras e Jornalismo nos municípios. Com esse convênio, o Estado estaria repassando os recursos para as prefeituras, que firmariam inicialmente um Termo de Cooperação Técnica com a Unemat.
A audiência contou com a presença do atual reitor da Unemat, Dionei José da Silva, e a próxima reitora, Ana Maria di Renzo, que toma posse em dezembro próximo. Os dois deram um parecer favorável em relação ao Convênio com as Prefeituras de Rondonópolis e Várzea Grande. Da mesma forma, o governador Silval Barbosa deu sinal verde para a proposta. Dessa forma, os parlamentares vão trabalhar agora para garantir o estabelecimento dos convênios entre Estado e as prefeituras.
Rezende, J. Barreto, e Emanuel Pinheiro envidarão esforços para que os convênios possam ser firmados ainda em 2014, garantindo o primeiro vestibular da Unemat em Rondonópolis e Várzea Grande entre fevereiro e março de 2015. Inclusive, já preparam um ofício a ser entregue às Prefeituras, informando da disponibilidade dos recursos e necessidade do estabelecimento dos Convênios. “Nós queremos ver a situação resolvida!”, externou Rezende. “Queremos a Unemat em Rondonópolis e Várzea Grande!”, acrescentou.