O projeto para ser construída uma nova escola municipal em Sinop, na avenida das Itaúbas, ainda deve demorar para sair do papel, porque está sendo revisado pela Secretaria Estadual de Educação. O secretário municipal de Educação, Antônio Tadeu Gomes Azevedo, explicou, ao Só Notícias, que houve necessidade de readequações na tocante a estrutura e a planilha de custos.
Tadeu explicou que os “itens” relativos a acessibilidade (rampas e adaptações no banheiro, por exemplo) foram recalculados, além do piso trocado. Mudanças que deverão aumentar o investimento para a construção, estimado inicialmente em R$ 2,6 milhões (com contra partida do governo do Estado e da prefeitura).
O secretário informou que viaja na segunda-feira (29), a Cuiabá, onde vai constatar o andamento do projeto na pasta estadual, e também deve confirmar o novo valor global. A partir disso, a administração deve estimar em quanto tempo lança a licitação para iniciar a construção da unidade. Ela receberá os alunos (cerca de 800) do centro educacional Lindolfo Treiweiller, anexo ao campus da Universidade do Estado de Mato Grosso (foto). O prédio foi doado para uso exclusivo dos acadêmicos. Há mais de 2 anos que é discutida a “permuta” de imóveis com o governo construindo a escola e a Unemat ganhando o centro educacional.
Quando autorizado o convênio com o Estado, o projeto inicial previa 16 salas de aula na escola, com diretoria, secretaria e coordenação; salas de professores, recursos, apoio, leitura, laboratório de ciências, biblioteca, cozinha e refeitório. Além de banheiros, instalações hidrossanitárias, pluvial, elétrica e de prevenção e combate a incêndio e acessibilidade.