As obras do projeto Casa Brasil já estão paradas há quase dois meses em Sinop. O motivo é a falta de repasse dos recursos pelo Governo Federal. Segundo o intermediador do projeto no município, Rui Ogawa, as verbas só devem ser liberadas após a aprovação do orçamento da União. A previsão inicial era de que a obra fosse inaugurada em março.
O montante investido na obra até agora, cerca de R$ 100 mil, foi liberado pela Universidade do Estado do Mato Grosso (Unemat), parceira no projeto. Os outros R$ 170 mil devem ser repassados pelo Governo Federal. Conforme Ogawa, ainda falta ser feita a cobertura do prédio e os acabamentos.
Após concluído o prédio, serão oferecidos cursos e diversas atividades que incentivem a inclusão digital. O prédio terá um telecentro com 20 computadores, que funcionarão com software livre, um auditório com 50 lugares, um laboratório multimídia, biblioteca e oficina de rádio.
Todas as atividades desenvolvidas no espaço serão gratuitas aos participantes e serão definidas por um conselho gestor, composto por segmentos da comunidade, como Ong’s, movimentos sociais e associações.