Os professores da rede estadual podem encerrar, esta tarde, a greve que dura 65 dias. O primeiro sinal foi emitido, pela manhã, pelo Conselho de Representantes do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep) que se posicionou, com ampla maioria, para aceitar a proposta feita na 3ª feira à tarde, pelo governo de Mato Grosso. A decisão final é da assembleia geral, que está acontecendo na Escola Estadual Presidente Médici, em Cuiabá.
Pela nova proposta do governo, feita na presença de promotores de justiça que mediaram o encontro, será antecipado para 1º de março do ano que vem o 1º reajuste salarial da política de dobrar o poder de compra dos profissionais. O pagamento da hora-atividade será implementado a partir do ano que vem em 40% e 60% serão parcelados em duas vezes para os anos seguintes, até chegar à integralidade em 2016.
Esta greve dos profissionais da educação estadual mais longa da “história recente do Sintep”. O sindicato informa, através da assessoria, que houve adesões de 90% dos profissionais na maioria das cidades mato-grossenses.