O Conselho Superior (Consuni) da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) aprovou hoje a implementação de mais uma turma do curso de Direito em Colíder (160 quilômetros de Sinop). A previsão inicial é de que sejam ofertadas 50 vagas, no período noturno.
Além de Colíder, o curso de Direito em Alto Araguaia, e o de Administração, no Núcleo Pedagógico de Campo Verde, tiveram seus respectivos projetos pedagógicos curriculares (PPCs) aprovados pelo Conepe e sua criação pelo Consuni, como oferta de turma fora de sede. Todos estes cursos também têm a previsão de oferta de 50 vagas, cada, e serão ministrados no período noturno, de forma presencial.
Os cursos de Engenharia Florestal do câmpus de Alta Floresta e de Tecnologia em Gestão e Inovação em Agronegócio do câmpus de Tangará da Serra deixam de ser ofertados no período matutino a partir de 2025/1 quando passarão a ser ofertados no período noturno. O curso de Letras de Tangará da Serra teve o PPC atualizado com a oferta de habilitação em Língua Portuguesa e suas Literaturas e Língua Inglesa, com suspensão da oferta da habilitação em Língua Espanhola.
O Consuni ainda aprovou a supressão da oferta do curso de Tecnologia em Gestão em Turismo, no câmpus de Nova Xavantina para ingresso em 2025/1, uma vez que o curso será ofertado em Vila Bela da Santíssima Trindade. A suspensão temporária da oferta do curso em Nova Xavantina é parte de decisões conjuntas do corpo docente e da gestão, apoiadas em estudos de rotatividade dos cursos ofertados pela Unemat.
Foram realizadas de forma on-line a 1ª Sessão Extraordinária do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Conepe de 2024) e a 2ª Sessão Extraordinária do Consuni, com alteração e implementação de cursos a serem ofertados pela Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) em 2025. As decisões tomadas na data de hoje estarão presentes no próximo edital de vestibular com entrada para o semestre letivo 2025/1, que será publicado em breve.
Segundo a Unemat, todos os pontos de pauta propostos nas duas sessões, aprovados pelos conselheiros, são favoráveis às demandas definidas a partir de vocações e necessidades de municípios e regiões de Mato Grosso a serem atendidas pela instituição.
“Decisões, como as tomadas hoje pelos Conepe e Consuni, ratificam o profundo compromisso que a Unemat tem com a nossa gente, ao levar ensino superior público e de qualidade para o interior do estado de Mato Grosso, possibilitando às pessoas a realização de um sonho e contribuindo para o desenvolvimento dessa região do país”, reforça a reitora da Unemat e presidente dos conselhos, Vera Maquêa.