Desde o início de novembro, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) realiza um levantamento de dados em todos os setores da instituição para uma avaliação sobre o funcionamento e estrutura de planejamento. A pesquisa desenvolvida em Mato Grosso integra uma ação nacional executada pelo Conselho de Secretários Estaduais de Educação (Consed) e coordenada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), em todos os 27 Estados e Distrito Federal.
Denominada Pesquisa de Governança, a prática tem como objetivo fazer um diagnóstico do trabalho desenvolvido nas Secretarias Estaduais e dessa avaliação construir indicadores reflexivos para a construção de boas práticas de gestão. Baseado em oito eixos estruturantes, a pesquisa analisará dados quantitativos e qualitativos das ações executadas. Ao todo, 109 questões deverão ser respondidas pelos setores, dentro de um ou mais eixos relativos às práticas desenvolvidas pelo segmento.
Estão responsáveis pela coleta e orientação dos trabalhos na Seduc, três servidores integrados às áreas de desenvolvimento organizacional, recursos humanos e, pedagógico. A equipe interna de coordenação tem até o mês de março para apresentar os dados compilados para a Fundação Getúlio Vargas, que se encarregará do diagnóstico. "A pesquisa propõem uma avaliação de cunho reflexivo das práticas de gestão e pedagógicas", esclarece um dos coordenadores do trabalho, na Seduc, o técnico organizacional Adriano Sabino Gomes.
Para o técnico, a proposta é, a partir da tabulação dos dados, apontar indicadores para serem desenvolvidos pelas Secretarias. "Eles sinalizarão a necessidade de melhorias no desenvolvimento das políticas pedagógicas e estruturais, bem como os resultados proporcionarão uma troca de experiências entre as secretarias. O documento final será publicado pelo Consed", informa.
Paralelamente ao questionário interno das ações das Secretarias, a FGV realiza entrevistas com os gestores. Um profissional da Fundação visita as Secretarias e conversa com os gestores de áreas para elaborar um relatório sobre as políticas desenvolvidas. No final esses dados se somarão ao questionário e ajudarão a apontar as políticas de melhoria para a Seduc.