O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da Universidade Federal de Mato Grosso aprovou a criação de novos cursos. Em Várzea Grande, cujo campus está em processo de construção, serão oferecidos cursos de engenharia química, engenharia de minas, engenharia de transporte, engenharia da computação e engenharia de controle e automação.
Em Cuiabá, bacharelado em língua brasileira de sinais (Libras) e intérprete e, de licenciatura em libras. Este último curso também foi aprovado para ser oferecido no campus de Rondonópolis.
Conforme assessoria, os cursos de engenharia devem começar a ser disponibilizados no segundo semestre de 2014, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação.
Já os cursos de libras em Cuiabá e Rondonópolis não têm previsão de início, pois ainda estão em fase de análise de efetivação. A expectativa é que somente um curso de licenciatura inicie em 2014, sendo que os demais aguardarão o próximo movimento de expansão.
“Os cursos de engenharia são importantes para o desenvolvimento de Mato Grosso. E, no caso de Libras, faltam profissionais nessa área. Por isso, é essencial formar novos profissionais, principalmente, porque a disciplina Libras é obrigatória nos cursos de licenciaturas”, explicou a pró-reitora de Ensino de Graduação, Irene Cristina de Mello.
(Atualizada às 14:12h)