O prefeito Marino Franz se reuniu com o secretário estadual de Educação Ságuas Moraes (PT) para definir a construção da Escola Estadual 4 de Julho, no bairro Jardim das Américas (antigo Venturini), ao lado da Escola Infantil Aquarela, em terreno doado pela prefeitura. O projeto está pronto desde de 2009 e a construção é com recursos do governo federal. O projeto prevê um prédio no mesmo padrão da escola Dom Bosco, com 18 salas de aulas, o que ajudaria a desafogar o sistema municipal. A previsão é para este ano iniciar a construção.
Hoje a rede municipal de ensino de Lucas do Rio Verde atende 70% dos alunos do ensino fundamental, com um excedente de 20% que deveriam ser atendidos pelo Estado. Constitucionalmente a clientela deve ser dividida em 50% para cada esfera (município e estado, respectivamente). A secretária municipal de Educação Solimara Lígia, que também participou da reunião em Cuiabá manifestou preocupação ao constatar que no próximo ano o município não terá condições de absorver os alunos que subiram para o ensino fundamental, já que faz o atendimento de excedentes. "Nós não temos onde colocar essas crianças, estamos com nossa capacidade esgotada e não fizemos expansão porque já atendemos 20% a mais do que seria de nossa responsabilidade" explica Solimara.
"Além do nosso bom relacionamento pessoal, o secretário Ságuas Moraes (PT que também esteve a frente do processo de eleição da presidente Dilma em Mato Grosso visitou várias vezes nosso município e eu que acreditei no projeto abracei a campanha nacional, então já temos uma jornada política que nos aproxima e isso é favorável para realizarmos importantes projetos, principalmente na área da educação a qual o Ságuas tem grande conhecimento e sabe das necessidades, explica Marino.
Lucas tem atualmente 3.899 alunos na rede estadual de ensino em Lucas do Rio Verde.