Dos 663 candidatos inscritos para o cargo de diretor de escola na rede estadual de ensino, 559 foram eleitos. A escolha aconteceu no dia 16 de novembro e foi realizada em 572 escolas. Dois postulantes disputaram sub judice e outros 87 não foram eleitos.
O resultado da eleição foi oficializado, hoje, pela Superintendência de Gestão Escolar da Secretaria de Estado de Educação (Seduc). A posse dos novos diretores está marcada para o dia 4 de janeiro de 2016. O pleito ocorreu dentro da normalidade e eventuais recursos serão analisados pela comissão eleitoral.
Na maioria das escolas, a disputa contou com apenas um candidato, porém a comunidade escolar poderia optar pelo não. A rede estadual de Mato Grosso tem 752 escolas, distribuídas nos 141 municípios.
Conforme o resultado, nove candidatos perderam para o não, quatro desistiram da disputa e existe o recurso para a realização de nova eleição em uma escola do município de Poxoréu e em outra em Chapada dos Guimarães. Neste último caso, não há definição da data para o novo pleito.
Os quatro desistentes do processo eleitoral são de duas escolas localizadas em Cuiabá, uma em Várzea Grande e outra no município de Barão de Melgaço. Perderam para o não os candidatos de duas unidades da Capital, de Barra do Bugres, Castanheira, Juara, Nova Xavantina, Peixoto de Azevedo, Rosário Oeste e Santo Antonio de Leverger. Houve um postulante de cada escola instalada nestes municípios.
Tiveram direito a voto todos os alunos regularmente matriculados na rede estadual, com idade mínima de 12 anos ou que estejam cursando a 3ª fase do 2º ciclo, pais ou responsável pelo estudante menor de 18 anos.
Às escolas quilombolas e indígenas, a realização de eleição é facultativa. Já nas unidades que atendem o sistema penitenciário e socieducativo, a definição do gestor ocorre por meio de indicação. O mesmo processo é direcionado para escolas de regime militar e confessionais (religiosas). A mandato é dois anos (2016-2017).
Conforme o secretário de Educação, Permínio Pinto, a atuação agora será centrada para que os gestores e reeleitos passem por capacitação em gestão.