Um comitê internacional constituído por cinco professores da Universidade do Estado de Mato Grosso se reunirá nesta sexta-feira, no escritório da Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secitec), em Cuiabá, para dar encaminhamento à proposta de convênio entre Unemat e Universidade de Wageningen (Holanda).
A carta de intenções foi assinada pelo Governador de Mato Grosso, Blairo Maggi, e pelo reitor da Universidade de Wageningen, Aalt Dijkhuizen, em viagem à Europa realizada na última semana, e sinaliza o desenvolvimento de colaboração acadêmica entre as instituições de ensino.
Na ocasião ficou definido que a pró-reitora de pesquisa e pós-graduação da Unemat, Carolina Joana da Silva, que integrou a comitiva, e o professor holandês Peter Zuurbier, seriam os responsáveis pela formação de um grupo de trabalho para elaboração de convênio. “O esforço é para que até dezembro já tenhamos um documento mais específico com definição das áreas e projetos a serem desenvolvidos em cooperação”, afirmou Carolina Joana.
A Wageningen University and Research Center é considerada uma das instituições de ensino e pesquisa mais conceituadas do mundo na área de ciências agrárias. A parceria deverá possibilitar pesquisas em comum e intercâmbio de professores para pós-doutorado e doutorado.
O comitê da Unemat é formado por pesquisadores dos quatro campi onde é ofertado curso de agronomia. São eles: Tangará da Serra, Nova Xavantina, Alta Floresta e Cáceres. “A cooperação vai ser discutida no contexto do Programa ABC de Mato Grosso: água, biodiversidade e cultura”, explica a pró-reitora, referindo-se às áreas prioritárias de pesquisa na Unemat. Dessa forma, as propostas buscarão integrar os três biomas de Mato Grosso em projetos de agricultura sustentável.