A norma é do novo edital para o concurso do Vestibular da Unemat(Universidade do Estado de Mato Grosso), que foi cancelado após a descoberta de fraudes e a prisão de cinco pessoas em Cáceres, e marcada data para a realização de novas provas. E para garantir mais segurança e evitar possíveis fraudes, a comissão do vestibular solicita aos candidatos que não levem aparelhos celulares para as provas, que se levarem, serão recolhendos e guardados até o término da prova pelo candidato, para ser devolvido. “Essa é uma medida que foi tomada diante de tanta coisa que aconteceu nas provas, como fraudes, colas”, relata Enaide Rempel, secretária acadêmica.
Outra medida que a universidade já aplicou em dois concursos, é a presença de dois fiscais em cada sala, e não de apenas um como era. Os mais de 9 mil candidatos em todo o Estado também não poderão usar relógios digitais ou com calculadora, pois serão fiscalizados antes de iniciar as provas. Enaide também ressalta que os candidatos que não colaborarem com as normas, não poderão fazer as provas.
O concurso é domingo, a partir das 08 horas, e segue na segunda-feira no mesmo horário. Em Sinop os candidatos farão as provas nas escolas Enio Pipino, Osvaldo Paula e no próprio campus da universidade e devem estar nos locais meia hora antes do início.