No próximo dia 25, às 17h30, na Secretaria de Educação e Cultura, a comissão eleita para cuidar da questão do analfabetismo no município se reunirá para definir o plano de ação para 2008, informou a gestora do programa Bolsa Família, Cecília Crestani.
“Reunimos-nos ontem com representantes dos conselhos municipais, representantes de bairros, entidades não governamentais, além de membros das secretarias municipais de Educação e de Ação Social e apresentamos o problema hoje enfrentado pelo município em relação ao analfabetismo. Teremos como foco, erradicar o analfabetismo começando pelos beneficiados do programa Bolsa Família”, explicou.
De acordo com a gestora, das 7 mil pessoas beneficiadas, mais de 10% são analfabetos. “Hoje temos 717 analfabetos, com mais de 15 anos, cadastrados no Bolsa Família. São pessoas que enfrentam diariamente as dificuldades da exclusão social e que não têm acesso ao mínimo de dignidade”, frisou.
Cecília destaca que o município já vem trabalhando no sentido de alfabetizar jovens e adultos através do EJA (Educação para Jovens e Adultos). “Mas, boa parte dos adultos não estão motivados a freqüentar uma sala de aula. E esta é uma das propostas que iremos apresentar na próxima reunião”, completou.