A Universidade do Estado de Mato Grosso abriu hoje (20) as inscrições para o concurso vestibular 2023/2 para ingresso no segundo semestre, com 2.390 em 60 cursos, distribuídos em Sinop, Cáceres, Alta Floresta, Nova Mutum, Colíder, Cuiabá, Diamantino, Juara, Rondonópolis e Tangará da Serra. Nova Xavantina, Alto Araguaia, Barra do Bugres, Cáceres, Pontes e Lacerda,
As inscrições custam R$ 100 e terminam em 23 de abril. O pedido de isenção termina no próximo dia 31. A primeira fase tem quatro provas objetivas com questões sobre Ciências da Natureza e suas tecnologias, Matemática e suas tecnologias, Ciências Humanas e suas tecnologias, e Linguagens, Códigos e suas tecnologias; já a segunda etapa constitui-se de prova de redação. As duas fases serão em etapa única dia 4 de junho.
Em cursos com 40 vagas, 24 delas são reservadas para alunos que cumpriram integralmente o Ensino Médio em escola pública. Destas 24 vagas, 10 são para estudantes negros, 2 para estudantes indígenas, 1 para estudantes com deficiência e 11 para os demais candidatos de escola pública. A ampla concorrência terá 16 vagas.
Ao todo, são 119 vagas destinadas para indígenas, 598 vagas para estudantes negros, 60 para pessoas com deficiência, 657 para demais alunos da rede pública e 956 para ampla concorrência.
A novidade desta edição é que o candidato que deseja concorrer por cotas para negros (tanto pretos quanto pardos) deve anexar um vídeo de identificação e autodeclaração, informa a assessoria.