Os alunos que concluíram o ensino médio em anos anteriores poderão fazer suas inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2005, a partir de segunda-feira, nos Correios ou pela Internet no site inep.gov.br. Os candidatos que concluíram o 2º grau na rede pública não pagam a taxa de R$ 35, já os da rede privada pagam. Aqueles que desejaram a isenção desta taxa, poderão fazer uma declaração de carência, que deve ser impressa no verso da ficha de inscrição. A declaração deve ser atestada por um responsável ou pelo próprio aluno, sob penalidade, nas condições de declaração falsa.
O Ministério da Educação e Cultura não aceitará pedido de isenção nas inscrições feitas pela internet. O prazo final para as inscrições dos concluintes do 2º grau, neste ano, foram prorrogadas do último dia 15 para o dia 06 de maio, bem como para os regressos. O motivo, foi apresentação do CPF, durante a inscrição. Os estudantes podem se inscrever através dos kits, encontrados nas próprias escolas em que estão matriculados. Aqueles das escolas públicas estão livres da taxa e os das escolas privadas não ,salvo os que apresentarem a declaração de carência atestada pela direção do colégio.
As provas serão realizadas no dia 28 de agosto, a partir das 13:00h. São únicas, compostas de 63 questões objetivas de múltipla escolha e uma redação. Em todo o Brasil 727 municípios fazem parte deste projeto, que utiliza a nota de cada aluno como critério de seleção para o Prouni (Programa Universidade para Todos) que destina bolsas de estudo, parciais ou integrais, para cursos de nível superior em faculdades e universidades privadas.
O “Boletim Individual de Resultados” será recebido, via Correios, pelos participantes a partir de 16 de novembro. Em 2004, Sinop teve 1,807 mil inscritos, desses 1,147 mil fizeram as provas, um índice de 36% de alunos faltosos. As demais cidades da Região Norte de Mato Grosso que tiveram alunos inscritos foram Alta Floresta, com 706, Colíder, com 408, Nova Mutum, com 513 e Terra Nova do Norte, com 616.
Em todo o Estado 27,394 mil alunos se inscreveram e apenas 18,282 mil realizaram as provas. Um índice de 33,3% de faltosos, ou, 9,112 mil no total. Em todo o Brasil foram 1,547,222 milhão de inscritos, com um índice 32,2% que faltou no dia dos exames, o equivalente à 498,566 mil alunos não fizeram as provas. Somente 1,048,656 milhão de alunos fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio em 2004.