Os professores da rede estadual e municipal em Cuiabá vão iniciar as atividades delineadas pelo Programa FIFA 11, que associa práticas educativas e desportivas. O objetivo do programa, nas próximas 13 semanas, é encorajar a atividade física e promover hábitos saudáveis nos estudantes de 10 a 12 anos. O programa será desenvolvido nas 12 cidades sede da Copa do Mundo no Brasil e conta com a colaboração dos Ministérios da Saúde, Educação e Esportes, além da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Governo do Estado de Mato Grosso e Prefeitura de Cuiabá. “A preocupação da FIFA é plantar uma semente e possibilitar motivação a esses estudantes. Um projeto piloto foi desenvolvido em Curitiba e posteriormente ampliado. E nós usamos para essa prática um espaço formativo, um ambiente preparado”, pontua o coordenador médico local da federação em Mato Grosso, Haruki Matsunaga.
Em Cuiabá, 11 escolas – cinco estaduais e seis municipais – participam do Programa. No total, 22 professores foram capacitados pela FIFA para ministrarem as aulas duas vezes na semana, intercaladas em períodos de 45 minutos, como em um jogo de futebol. Cada um desses períodos recebeu uma denominação (Jogue Futebol e Jogue Limpo) e privilegiam o trabalho desenvolvido em equipe. “Primeiramente participam de um jogo de futebol e na sequência práticas educativas de saúde serão debatidas”, explica o professor de Educação Física, Willian Gringo. Entre os dias 10 a 14 de fevereiro ele participou em Brasília do treinamento para ministrar as atividades, com carga horária de 40 horas, informa a assessoria.
“A dinâmica é atrativa. Estimula a criança, além de trabalhar a questão dos gêneros já que meninas e meninos vão atuar conjuntamente. O programa trabalha como pilares formadores a educação, saúde e esporte”, avalia a diretora Hélia Ormond, da Escola Estadual Maria Hermínia Alves, do bairro CPA IV. Discutido durante a Semana Pedagógica na unidade, o programa foi bem avaliado pela equipe e será ampliado a todas as turmas da unidade escolar.