PUBLICIDADE

Começa greve nas escolas estaduais em Mato Grosso

PUBLICIDADE

O Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep) confirmou que todas as unidades escolares do Estado estão com as aulas suspensas hoje. De acordo com a vice-presidente do Sindicato, Jocilene Barboza dos Santos, a suspensão é somente hoje. No entanto, todas as unidades escolares estaduais foram informadas que, caso não haja condições de funcionamento, por falta de profissionais, devem permanecer paralisadas até que o governo tome alguma solução. “Esta é uma forma de chamar a atenção de todas as autoridades para este problema”, declarou, em entrevista ao Só Notícias.

O presidente do Sintep, Gilmar Soares, afirmou que esta paralisação por um dia (e de outras que podem parar por mais tempo) não prejudicará mais os estudantes do que eles já são prejudicados. Segundo ele, há escolas que não tem um mínimo de professores para ministrar as aulas e isso sim prejudica o andamento do ano letivo para os alunos da rede estadual de ensino.

Gilmar afirma que “é uma vergonha o acórdão do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT)” pois existe casos excepcionais que o governo não tem como prever com antecedência como licenças médicas, falecimento, licença maternidade. “O governo do Estado também tem sua parcela de culpa por não tomar uma medida mais efetiva para enfrentar este acórdão, já que educação é um serviço essencial”, afirmou.

Conforme Só Notícias já informou, levantamento extra-oficial aponta que, no Estado, estaria faltando cerca de 300 professores. Em Sinop, maior cidade do Nortão, seriam cerca de 25 e os profissionaisse reuniram esta manhã e decidiram, por enquanto, não fazer greve. Vão, primeiro, conversar com pais e alunos sobre a paralisação.

 

(Atualizada às 13:36h)

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE