PUBLICIDADE

Começa eleição para diretores de escolas estaduais em Mato Grosso

PUBLICIDADE

A eleição para gestor escolar iniciou, esta manhã, nas unidades estaduais em todo o Estado. O processo eleitoral é acompanhado pela Comissão Estadual Eleitoral, que tem a participação de representantes do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT). Em cerca de 30% das escolas a disputa ocorrerá por mais de dois candidatos, o que reforça a ampliação da democracia no processo.

A expectativa do membro da Comissão e secretário de infraestrutura do Sintep, Edson Evangelista, é que o processo eleitoral ocorra sem problemas. Depois da conquista da gestão democrática pelos trabalhadores da educação, o processo está sendo qualificado ao longo dos anos. Mais candidatos participam, apesar da falta de candidatos que foi levantado em 160 escolas do Estado.

Nestes casos, Edson atrela o problema mais à falta de investimentos e autonomia das escolas, do que falta de candidatos. “Isso acontece devido às dificuldade que o diretor tem em administrar, a precariedade das escolas, a demora no recebimento de recursos, a burocracia e a falta de autonomia que as escolas possuem em decorrência dos encaminhamentos da Seduc”.

Edson lembra que a Lei de Diretrizes Básicas da Educação (LBD) reafirma a gestão democrática, além de Mato Grosso já possuir a normatização do sistema. Com esta legislação, a autonomia está garantida e o desafio está sendo aplicá-la na prática em todas as escolas.

Participam todas as escolas, com exceção daquelas localizadas em municípios que comemoram aniversário nesta data, como por exemplo, Rondonópolis. Edson diz que durante o período que antecedeu a eleição chegaram diversas denúncias em relação a candidatos. No entanto, todas se mostraram infundadas após apuração. “O processo vai ocorrer na maioria dentro da normalidade. As candidaturas que se sentirem lesadas, verificarem aliciamento de eleitores, promessas, favorecimento de comissão eleitoral ou qualquer outro tipo de ocorrência no interior da escola, poderão entrar com recurso no período de 48 horas”.

O ponto positivo verificado na eleição para gestor este ano foi a ampliação da gestão democrática nas aldeias. “Hoje inclusive tem até disputas, que em tempos passados era impensável”, diz Edson.

A votação ocorre das 8h até 18h ou 21h, dependendo do turno escola. São votantes os pais, professores, alunos e funcionários das escolas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE