O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) abre, neste sábado (7), o período de inscrições aos candidatos a uma vaga das 5,4 mil ofertadas pela Universidade Federal de Mato Grosso (primeiro e segundo semestres). O prazo, que é o mesmo para as demais universidades que aderiram ao Sisu, acaba no dia 12 (quinta-feira).
A maior quantidade de vagas é para o campus de Cuiabá – 2.667 entre os 46 cursos de graduação. Em Rondonópolis, são 1.011 entre 17 cursos. No campus de Sinop, a oferta é de 725 vagas para 10 cursos e, no Araguaia, outras 745, sendo 400 na unidade de Barra do Garças (oito cursos) e 345 para Pontal do Araguaia (mais oito cursos).
As inscrições podem ser feitas por aqueles que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), ano passado. A seleção ocorre em fase única e exclusiva com base no resultado do exame. As duas primeiras convocações obedecerão a ordem de classificação do Sisu. A primeira chamada está programada para dia 15 de janeiro e, a segunda, dia 26 do mesmo mês. A lista de espera (para os que não foram convocados nas chamadas anteriores) estará disponível dia 4 de fevereiro.
Conforme assessoria da universidade, metade das vagas são ofertadas no modelo de ampla concorrência e, outra metade, para ação afirmativa, sendo 30% para estudantes que cursaram integralmente o ensino fundamental e médio em escolas públicas e 20% para estudantes negros que cursaram integralmente os dois níveis educacionais em escolas públicas.
Outras 276 vagas ofertadas correspondem ao sistema sobrevagas (para estudantes negros e de família de baixa renda), sendo 144 vagas para Cuiabá, 56 em Rondonópolis, 40 para Sinop, 18 em Barra do Garças e 16 em Pontal do Araguaia. As inscrições, nesta modalidade, serão realizadas entre 16 a 21 de janeiro, via internet, no endereço www.ufmt.br/ingresso2012. A seleção será em fase única, também com base no resultado do Enem 2011.
O Sisu é gerenciado pelo Ministério da Educação, onde as instituições públicas de ensino superior oferecem as vagas para candidatos participantes do Enem.