PUBLICIDADE

Com calendário ‘espremido’ acadêmicos da Unemat em MT terão aulas aos sábados

PUBLICIDADE

As readequações no calendário letivo da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), neste ano, com as aulas encerrando em novembro (anteriormente em dezembro) e sendo retomadas apenas na segunda quinzena de março de 2010, provocarão mudanças na rotina das centenas de acadêmicos dos 11 campi da instituição. Hoje, em entrevista na TV Centro América, o reitor Taisir Karim confirmou a realização de aulas aos sábados, para cumprir o calendário. “Estamos alterando o calendário e, ao invés de iniciarmos em março – 1º dia útil – iremos para a segunda quinzena”, declarou. Acadêmicos, professores e servidores dos setores administrativos já se preocupam com um cronograma espremido e condensado.

“Temos uma readequação administrativa por conta situação orçamentária e financeira da nossa universidade. Não é um problema só da Unemat. Hoje temos uma dificuldade de crescimento e isso incide diretamente na universidade porque o orçamento é vinculado ao percentual de arrecadação de impostos do nosso Estado”, falou Taisir, referindo-se às adversidades geradas pela crise econômica, cujos efeitos se espalharam mundialmente.

Representantes da instituição já temem os prejuízos a serem gerados. Neste semestre, por exemplo, as aulas estão programadas para encerrar em 3 de julho. Já o próximo semestre, iniciar dia 13. Seriam 10 dias para cumprir todos os trâmites administrativos como entrega de diários pelos professores, passagem de notas, formulação dos horários para o semestre seguinte, entre outros procedimentos. Servidores argumentam ser um tempo impraticável, levando-se em conta o baixo número de trabalhadores para atender a alta demanda.

O vestibular 2009/02 também foi antecipado. As provas serão aplicadas nos dias 31 de maio e 1° de junho, domingo e segunda-feira respectivamente. Inicialmente, estavam marcadas para os dias 7 e 8 de junho.

Taisir adiantou que não há previsão para novos concursos na Unemat. “Hoje é impossível, com o orçamento que a unviersidade tem abrir um concurso público. Assim que melhorar vamos trabalhar para que isto aconteça. Nao podemos ser irresponsáveis”, argumenta.

Nos diferentes campi, as bolsas oferecidas a acadêmicos para desenvolvimento de projetos e trabalho junto aos departamentos foram cortadas. “Hoje estamos com bolsa zero dentro do recurso orçamentário da universidade. Estamos fechando com o secretário Chico Daltro para que elas sejam recompensadas por um convênio junto à Secretaria de ciência e Tecnologia”, acrescentou Taisir Karim.

Taisir justificou também que professores interinos não ficarão sem receber por cerca de quatro meses – novembro a março – porque seus contratos devem encerrar em 15 de novembro, data prevista para encerramento das aulas. “Desta vez estamos contratando até 15 de novembro”, salientou.

Nestes quatro meses sem aula, a Unemat concederá licença prêmio aos profissionais cujos processos estão sob análise, além de um mês de férias. Ontem, conforme Só Notícias já informou, o reitor da universidade divulgou nota rebatendo a Associação dos Docentes, que afirmou estar a instituição ‘falida administrativamente’.

Os campi da Unemat estão localizados entre as cidades de Alta Floresta, Alto Araguaia, Barra do Bugres, Cáceres, Colíder, Juara, Luciara, Nova Xavantina, Pontes e Lacerda, Sinop e Tangará da Serra.

Leia ainda:

Reitor da Unemat divulga nota rebatendo críticas da associação dos docentes
Unemat está ‘falida administrativamente’, diz associação

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE