O reitor da Universidade Federal de Mato Grosso, Paulo Speller, assinou ontem à tarde, na Associação Mato-Grossense dos Municípios, convênio com quarenta prefeituras do Estado para a oferta do curso de licenciatura em pedagogia para a educação infantil na modalidade de ensino a distância. Ao todo serão 1193 vagas, todas destinadas a profissionais da educação infantil da rede pública dos municípios conveniados.
O curso será oferecido pelo NEAD-Núcleo de Educação Aberta e a Distância do Instituto de Educação e funcionará em seis pólos: Colíder, Cuiabá, Diamantino, Juína, Terra Nova do Norte e Várzea Grande. O processo seletivo será realizado no dia 11 de setembro próximo e os candidatos devem inscrever-se no período de 8 a 12 de agosto via Internet, no endereço www.ufmt.br/vestibular.
De acordo com os termos do convênio, caberá à UFMT elaborar o material didático, ministrar as aulas, providenciar o deslocamento dos professores para os pólos por ocasião das aulas presenciais e instalar equipamento para videoconferências nos pólos. As prefeituras providenciarão o ambiente físico para as aulas, com biblioteca, brinquedoteca, videoteca e orientação acadêmica. Também serão responsáveis pelo deslocamento dos alunos até os pólos durante as fases presenciais e de avaliação.
Os municípios que estão participando do convênio são Alta Floresta, Apiacás, Colíder, Nova Bandeirantes, Nova Canaã do Norte, Nova Monte Verde, Paranaíta Vera, Cuiabá, Alto Paraguai, Barra do Bugres, Campo Novo do Parecis, Diamantino, Nobres, Nova Maringá, Sapezal, São José do Rio Claro, Aripuanã, Colniza, Cotriguaçu, Juína, Rondolândia, Carlinda, Cláudia, Feliz Natal, Guarantã do Norte, Itaúba, Marcelândia, Nova Guarita, Nova Santa Helena, Novo Mundo, Peixoto de Azevedo, Terra Nova do Norte, União do Sul, Barão de Melgaço, Chapada dos Guimarães, Nossa Senhora do Livramento, Paranatinga, Poconé, Várzea Grande.
Para a professora Maria Lúcia Cavalli Neder, coordenadora do NEAD, a assinatura deste convênio representa a continuidade de um sonho que nasceu em 1992, quando o Núcleo foi criado com a proposta de proporcionar formação de nível superior para todos os professores de Mato Grosso. ´´Estamos quase atingindo a nossa meta inicial´´, afirmou Maria Lúcia, ´´e a razão dos resultados positivos está no fato de trabalharmos em parceria com o Governo do Estado e com as prefeituras.´´ Maria Lúcia Neder explicou que o curso de pedagogia para educação infantil terá a duração mínima de quatro e máxima de seis anos e que, ao final desse período a parceria não será encerrada, pois a Universidade já está trabalhando em um projeto de educação continuada para esses professores.
Na opinião do presidente da AMM, José Aparecido dos Santos, prefeito de Nova Marilândia, o convênio assinado entre a UFMT e as quarenta prefeituras é de fundamental importância na medida em que terá repercussões extremamente favoráveis para a educação do Estado de Mato Grosso.
Encerrando a solenidade de assinatura do convênio, o reitor Paulo Speller elogiou o esforço da AMM no sentido de congregar os municípios e destacou a circunstância de as prefeituras estarem firmando uma parceria em que teriam que assumir uma parte das despesas e das responsabilidades. ´´A assinatura deste convênio é um marco na história da educação em Mato Grosso´´, comentou Speller, ´´e a iniciativa dos nossos prefeitos é um exemplo para o Brasil.´´ Paulo Speller anunciou, também, que, na próxima semana, o Secretário Nacional de Educação a Distância virá a Mato Grosso na companhia de vários reitores para conhecerem a experiência da UFMT na área e que visitarão o pólo de Diamantino.